Lia Salgado fala sobre o estudo de matemática durante a preparação para concursos públicos. A especialista também dá 5 dicas para os candidatos que têm dificuldade para entender os conceitos da disciplina. Veja abaixo:
1) Comece pelo básico
Muitas vezes, a dificuldade em matemática ou outras matérias de exatas está em conteúdos anteriores, necessários para a compreensão do tópico atual e para a resolução de exercícios.
Assim, voltar atrás, aos tempos de escola, e relembrar as operações básicas, em especial, multiplicação e divisão com vários algarismos, frações, etc, garante mais segurança com os detalhes e desenvoltura na hora dos cálculos. O bacana é que isso vai servir também para outras disciplinas que usem matemática, como matemática financeira e estatística. Há vídeos ótimos – e gratuitos - na internet para isso.
E não se preocupe, porque o tempo investido nessa tarefa retorna quando você for estudar os pontos seguintes.
2) Faça centenas de exercícios
Também comece pelo mais simples, para fixar os conceitos e construir uma boa base. Só quando tiver muita segurança e alguma agilidade, inclua questões mais complexas e trabalhosas. Ou seja, suba degrau por degrau, para não tropeçar.
3) Memorize as fórmulas
Toda vez que for começar a resolver uma questão, reescreva as fórmulas, mesmo que no início precise consultar. Assim, você memoriza de forma natural e garante a fixação dos detalhes (prova de concurso não dá as fórmulas).
4) Esqueça a calculadora
No dia da prova, tudo será resolvido à mão. Portanto, acostume-se a isso durante a preparação. Caso contrário, você pode se atrapalhar com bobagens ou levar um tempo enorme para fazer as contas no dia mais importante.
5) Pratique a atenção
Quando não encontrar a resposta certa, verifique as contas. Pequenas distrações podem colocar tudo a perder.
Em seguida, releia o enunciado, para checar se interpretou corretamente o que foi pedido. E se foi até o fim da resolução. Não é raro a gente fazer tantos cálculos e raciocínios que esquecemos algum comando da questão e erramos a resposta.
Fonte: site G1
Data da publicação: 27/07/2017
Fonte: Moura Melo Consultoria em RH Ltda